PROGRAMA BALADA DA FADA

sábado, 21 de julho de 2012

Profissionais da saúde em Ribeirão Pires participam de treinamento para diagnóstico precoce do câncer em crianças e jovens


 A luta contra o câncer infantojuvenil ganhará um importante reforço em Ribeirão Pires. Até o dia 25 de julho, 80 profissionais da rede municipal de saúde participarão de treinamento que tem como objetivo contribuir para a suspeita precoce do câncer em crianças e adolescentes, para reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas, aumentando assim a probabilidade de cura.  

A ação faz parte do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald em conjunto com o INCA, a SOBOPE (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica) e a CONIACC (Confederação Nacional das Instituições de apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer).  

A Casa Ronald McDonald ABC é a responsável pela realização do projeto na região do ABC garantindo a formação dos profissionais de saúde e a melhoria da qualidade de atendimento oferecido às crianças e adolescentes.

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires aderiu ao programa, que se concentra na Atenção Básica, mais especificamente na ESF porque é nesse nível de assistência que acontece o primeiro contato da população com o sistema de saúde.  

Profissionais do departamento de oncologia do Hospital Estadual Mário Covas (HESA) e Casa Ronald McDonald ABC ministrarão o treinamento para médicos generalistas e pediatras, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas nove Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Como material de apoio, será utilizado o livro do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer na Criança e Adolescente.

Os profissionais serão orientados os cuidados do paciente em tratamento e o diagnóstico do câncer, ações que podem contribuir para a precocidade, sinais e sintomas entre outros assuntos relacionados à doença. Além disso, participarão da discussão sobre a importância da organização da rede de atenção oncológica.

Além disso serão disponibilizados folders  explicativos com os principais sintomas da doença para que sejam distribuídos aos moradores, ampliando o conhecimento da população a respeito do câncer. As chances de cura são maiores que 80% quando a doença é diagnosticada nos estágios iniciais.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas  

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br. 

Sobre o Programa Casa Ronald McDonald no Brasil 

O Programa Casa Ronald McDonald é uma iniciativa global criada pela Ronald McDonald House Charities, sistema internacional presente em mais de 50 países. O objetivo do programa é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às crianças e adolescentes. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta atualmente com cinco unidades nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Santo André, Campinas (SP) e Belém (PA). As Casas Ronald McDonald oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades. A unidade do Rio de Janeiro foi a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina, inaugurada em 1994. Já as demais instalações brasileiras foram implantadas em 2007 nas cidades de São Paulo e Santo André (SP), em 2010 em Campinas (SP) e em 2012 em Belém (PA).

Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário