Segundo
Gabriel Rossi, as marcas e empresas que respeitarem os limites do privado se
fortalecerão na era digital
Já
não é segredo que o mundo está vigiado. Câmeras, escutas telefônicas,
rastreamento de e-mails. Os últimas relatos sobre espionagem dos Estados Unidos
em todo o mundo mostram que a cada dia o cidadão, inclusive o brasileiro, está
mais e mais observado. Mas para o estrategista em marketing Gabriel Rossi, a
situação pode virar uma oportunidade para quem estiver atento.
“Está
mais do que provado que a privacidade é o Santo Graal da internet. A estratégia
de monitoramento e o respeito à privacidade tanto de consumidores quanto de
seus colaboradores é o atual calcanhar de Aquiles de empresas e marcas. Quem
souber respeitar e mostrar que está respeitando terá ganhos com os
consumidores”, avalia o especialista em marketing, Gabriel Rossi.
Na
análise do especialista, empresas que usam ou usarão o Big Data tendem a
invadir a privacidade de seus stakeholders ou futuros colaboradores.
“Diante deste cenário do ‘sorria, você está sendo monitorado’, é fundamental
que as pessoas pensem duas vezes antes de inserir o seu perfil e seus posts nas
redes sociais”.
“A
humanidade vive um momento de contínua exposição e monitoramento. As marcas e
empresas que derem atenção e maior zelo à privacidade das pessoas tendem a se
fortalecer na era digital. Este será o grande diferencial do mercado”,
complementa.
Rossi
também afirma que os brasileiros ainda engatinham na cobrança de seus direitos.
“O povo alemão deu um bom exemplo de indignação quando Edward Snowden denunciou
que durante anos os Estados Unidos espionaram o celular de Angela Merkel. Houve
uma comoção nacional. Uma lista de importante intelectuais alemães pedia
que o país desse asilo para Snowden. Conclusão: Os alemães são profundamente
conscientes de privacidade, uma característica que decorre de um século, quando
‘Gestapo’ e ‘Stasi’ tornaram-se proverbiais. Apesar de não ter uma palavra
específica, os alemães talvez pudessem ensinar aos americanos, e aos
brasileiros, uma coisa ou outra sobre respeitar o limite dos outros”, finaliza.
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