No oitavo dia da Operação Capixaba, o transporte público voltou a operar integralmente na Grande Vitória. As escolas públicas e privadas retomaram as aulas. Os setores públicos, como hospitais, Poder Judiciário, comércio, funcionam normalmente.
O comandante da Força-Tarefa Capixaba, general Adilson Carlos Katibe, explicou que os números de homicídios foram reduzidos de forma significativa, tanto na capital quanto no interior do Espírito Santo.
Nesta segunda-feira (13), os militares realizaram uma grande operação de segurança, sendo empregado maior massa de seu efetivo na grande Vitória e em diversas cidades capixabas.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, que esteve em Vitória no último sábado (11), avalia que a tendência é a volta à normalidade em todo o estado. “Aos poucos, a PM vai retomando suas atividades e a população começa a perceber mais segurança”, afirmou Jungmann.
Reforço
A operação teve por finalidade marcar a nova fase em que se encontra o estado, quando as pessoas retornam suas atividades nas ruas. Mais de 95% dos ônibus voltaram a circular, os setores de comércio abriram as suas portas, os bancos abriram as agências, o funcionalismo público federal e estadual retomou suas atividades normais e ainda os serviços básicos como sistemas de saúde e educação retornaram aos trabalhos.
Mais de 200 viaturas, sete blindados e quatro helicópteros estão sendo empregados nesta data, na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Espírito Santo, protegendo a incolumidade das pessoas e do patrimônio da sociedade capixaba.